Sete mil pessoas abordadas em Itabuna durante a Semana do Trânsito
Encerrada ontem a Semana Nacional de Trânsito, que começou no dia 18, com o tema: "Bebidas e outras drogas que comprometem a circulação". Em Itabuna, estima-se que durante a o evento mais de sete mil pessoas foram abordadas nas ações educativas realizadas pela Secretaria de Transportes e Trânsito - Settran.
A Semana Nacional de Trânsito foi avaliada de forma muito positiva pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito, Clodovil Soares. O secretário destacou que as ações conseguiram impactar a população e que a participação da comunidade contribuiu de forma decisiva para o sucesso da Semana. As ações reforçaram o trabalho educativo que já é realizado pela Secretaria de Trânsito ao longo do ano com a comunidade em geral, profissionais do trânsito e escolas.
Diversas ações foram realizadas durante a Semana de Trânsito. A abertura do evento aconteceu dia 18, no auditório do Hotel Tarik, quando foram apresentadas as ações com o slogan: “Bebida e Direção. Diga Não!” para convidados e imprensa.
Pela primeira vez, as atividades também aconteceram no Shopping Jequitibá, um dos locais de maior fluxo e circulação de pessoas. No local foi montado um estande para a divulgação da Semana de Trânsito para orientações, distribuição de panfletos, revistas e brindes. No estande a Settran realizou uma enquete sobre comportamento no trânsito.
Também foram realizadas blitz educativas na Praça de Alimentação e no estacionamento do Shopping. Essas ações contaram com a parceria da Polícia Rodoviária Federal e do sistema Sest Senat.
O destaque das ações desse ano foi a exposição de carros envolvidos em acidentes por conta da mistura bebida e direção em diversos pontos da cidade. Nas proximidades do Shopping, um veículo sinistrado foi pendurado por um guindaste para chamar ainda mais à atenção. Na Avenida Juracy Magalhães foi exposto outro veículo que supostamente havia se chocado num poste.
Diversas blitz educativas foram realizadas nos principais pontos da cidade, com orientações, distribuição de panfletos e brindes como chaveiros e imãs de geladeira. À noite, as blitz preventivas foram promovidas próximo a bares e pizzarias da cidade, sendo recebidas de forma bastante receptiva pelos clientes. As blitz contaram com a participação da personagem sinistra da “Morte’, que exibia a mensagem: “Bebida e direção, ai se eu te pego!”, com o objetivo de levar reflexão àqueles motoristas que bebem e dirigem.
No domingo, 22, Dia Mundial Sem Carro, foi realizado um encontro de ciclistas e pedestres com saída da Alameda da Juventude, após café da manhã. O passeio ciclístico percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Na ocasião, também foi firmado o compromisso da Prefeitura em investir em mais ciclovias.
Outra ação da Semana de Transito foi a instalação da Minicidade Itinerante do Trânsito e espaço de jogos educativos, na Praça José Bastos, com funcionamento do dia 21 até terça-feira. A minicidade atraiu principalmente a atenção das crianças. Hoje, último dia da Semana Nacional de Trânsito, seguem as blitz diurnas e noturnas em diversos locais e as ações do estande no Shopping até às 22 horas.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desde 1997, e tem como objetivo conscientizar e educar crianças e adultos para o trânsito e tentar frear o número de acidentes. A Semana faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito (2011-2020), estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).